Dando continuidade às iniciativas do Sinmed-MG em defesa dos direitos dos médicos em Contagem, na manhã de 3 de maio, a diretoria participou de reunião com a Comissão Permanente de Negociação Coletiva – Copenc para tratar de pautas como reajuste salarial dos servidores proposto pela Prefeitura, entre outros temas.
Representaram o sindicato: a diretora de Campanhas Vanessa Peres; a advogada previdenciarista Kátia Fonseca e a coordenadora jurídica Vanessa Lima. Também participaram, representantes da gestão como o secretário de governo de Contagem Pedro Amaral; o secretário municipal de Administração Antônio David de Sousa Júnior; a subsecretária de Recursos Humanos Érika Mendonça e a a subsecretária de Atenção à Saúde, Rejane Balman, entre outros gestores.
Durante a reunião, a gestão anunciou a concessão de reajuste linear de 5,79% para todos os servidores e destacou que a despesa com pessoal é de 45,2% enquanto o limite do teto de gastos é de 48,6%, o que quase chega ao limite, segundo eles.
Os gestores informaram que a recomposição salarial foi realizada para corrigir distorções salariais e foi baseada em estudos com a Fundação João Pinheiro e negociações com os representantes sindicais.
Fizeram um panorama geral do cenário atual em Contagem, destacando que em 2022, foi possível promover a correção devido ao crescimento na arrecadação municipal de 29,1 %, mas no ano atual o crescimento previsto é 1,5 % o que não permite aumentar os gastos.
Foi repassado que há previsão de melhoria da arrecadação em 2023, o que poderá trazer possibilidade de novas negociações com melhores reajustes. E a prefeitura de Contagem reforçou que estará aberta ao diálogo constante com os sindicatos. Também informou a intenção de promover, ainda em 2023, um concurso público para possibilitar vínculos empregatícios e benefícios garantidos.
O Sinmed-MG destaca que vai continuar ativo e participativo em todos os fóruns de debate junto à gestão a fim de construir um Plano de Carreira mais atrativo, além de buscar melhorias nas condições de trabalho dos médicos.
Em breve, o sindicato irá participar do Fórum com a Secretaria de Saúde de Contagem para tratar dos assuntos pautados nessa reunião do Copenc.
Fonte: Sinmed-MG