Na tarde da segunda-feira (7),a diretoria do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), se reuniu, através de videoconferência, com os médicos ortopedistas que atuam na Policlínica Amaury Coutinho, localizada na Zona norte do Recife, para discutir os rumos do movimento quem tem por objetivo a ampliação do número de plantonistas na unidade. Cada plantão é composto por 2 profissionais concursados, e cada um deles tem direito a um mês de férias, por ano, e um mês de licença prêmio. Sendo assim, ao menos 4 vezes ao ano o plantão ficará desfalcado e por tanto restrito.
Para o diretor sindical, Rodrigo Rosas, que conduziu o encontro com os colegas médicos, é necessário a disponibilização de mais profissionais para que os plantões possam ter seu fluxo de atendimento adequado, sem trazer danos à população e aos médicos que estão trabalhando com sobrecarga. “Nós já expusemos à gestão da unidade de saúde a necessidade da ampliação do número de profissionais por plantões, para que o atendimento à sociedade, antes de tudo, seja o adequado. Nesta reunião, ficou entendido pelos colegas a necessidade de 3 médicos de prontidão por plantões, tanto diurno quanto noturno, para que não haja uma sobrecarga de demandas para os colegas que atuam na policlínica. Entre as deliberações deste encontro, ficou definido que levaremos este pleito aos gestores municipais de saúde, buscando uma solução rápida para o melhor funcionamento do atendimento aos usuários”, destacou o diretor do Simepe.
O Simepe segue atento às demandas dos médicos e médicas que atuam na rede municipal de saúde do Recife e continuará buscando soluções para os problemas, buscando o melhoramento da assistência de saúde ofertada.
Fonte: Simepe