A presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Claudia Betriz participou de reunião na Secretaria Estadual de Saúde (SES), na manhã desta quinta-feira (11). O encontro teve a presença do secretário de saúde do estado, André Longo, a secretária executiva de regulação em saúde, Ricarda Samara, a diretora geral de assistência integral à saúde, Giselle Fonseca e a secretária executiva de gestão do trabalho e educação em saúde, Fernanda Tavares. O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) também esteve presente, representado pelo vice-presidente, Mário Jorge Lobo e pelo vice-corredor, Fernando Oliveira.
⠀
Para debater sobre o retorno do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP na regulação das gestantes de alto risco não covid, a pauta discorreu sobre a importância dos leitos do Imip na rede materna de alto risco do estado.
Além disso, também foram pontuados assuntos como a exigência do cartão de vacinação para os acompanhantes nas maternidades e hospitais.
⠀
Ficou deliberado que a SES irá se reunir com a Secretaria de Saúde do Município do Recife para alinhamento do recebimento de gestantes COVID de baixo risco. Esta ainda anunciou a nomeação de 56 médicos que será publicada no próximo sábado (13); distribuídos nas especialidades de cardiologistas (diaristas e plantonistas), clínicos gerais, psiquiatras, neurocirurgiões, urologistas e obstetras.
⠀
Por fim, ficou definido o pleito de uma reunião conjunta da SES com a Secretaria Administrativa e o Simepe, para dar continuidade a mesa de negociação, versando sobre o reajuste salarial e a gratificação de atividades insalubres ou de risco a exposição a agentes nocivos.
⠀
O Sindicato permenece vigilante e acompanhando as resoluções destas temáticas tão necessárias para o reconhecimento da categoria médica.
Fonte: Simepe