As entidades médicas de Pernambuco – Simepe, Cremepe, AMPE e APM – participaram de reunião da Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus, da Câmara dos Vereadores do Recife, na manhã desta quinta-feira (18). O encontro virtual teve como objetivo discutir o cenário da pandemia no município.
Houve um entendimento unânime da necessidade de ampliação da vacinação a todos os profissionais da saúde como questão prioritária, uma vez que podem ser recrutados a qualquer momento para linha de frente do combate e assistência à Covid-19. Também foi debatida a importância da divulgação massiva de medidas de conscientização para a população, quanto ao distanciamento social, uso de máscaras, higienização das mãos, entre outras.
O Simepe destacou a indispensabilidade urgente de nomeação dos aprovados no concurso público do Recife e criticou o chamamento da seleção simplificada em detrimento do concurso. Ressaltou a necessidade do dimensionamento de profissionais da saúde, tendo em vista a preocupação com todos os médicos que se encontram sobrecarregados e exaustos.
“Após um ano de pandemia, novamente se repete o dilema de não termos estrutura adequada, como, por exemplo, leitos, equipamentos, exames laboratoriais e raio x, para prestarem a devida assistência aos pacientes e salvar vidas. Os colegas estão exaustos diante do sofrimento do paciente e dos familiares que aguardam esses leitos”, desabafou a presidente do Simepe, Claudia Beatriz.
O Simepe reitera a importância do debate sobre o panorama atual que todos estão vivenciando e a necessidade de medidas efetivas, por parte dos Governos Municipal, Estadual e Federal, para combater o novo coronavírus (Covid-19).
Fonte: Simepe