A clínica escola FG Comunidade, no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, oferece atendimento gratuito para as crianças com microcefalia. A iniciativa, da Universidade dos Guararapes (UniFG), tem o objetivo de atenuar os danos provocados pela doença, causada pelo Zika Vírus. Atualmente, 12 crianças recebem atendimento no local, mas ainda há espaço para outras. Para ter acesso aos serviços, é necessário agendar por telefone e passar por uma triagem.
Com equipes multidisciplinares formadas por professores e estudantes do centro universitário, o local oferece serviços variados. No espaço, tanto as crianças são acompanhados segundo a necessidade e de forma interdisciplinar, nas áreas de Psicologia, Nutrição, Enfermagem, Educação Física e Fisioterapia e Direito.
Outros públicos
Além das crianças com microcefalia, o centro de serviços também atende outros casos. Ano passado, foram atendidas 1.300 pessoas, entre crianças, jovens e adultos. Só na clínica escola integrada, são dez espaços para atendimento à comunidade, incluindo consultórios e ginásio terapêutico, que conta com estrutura para a reabilitação.
O público também pode receber orientação jurídica na área cível no FG Comunidade, que conta com dois pavimentos. São casos de pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade, investigação de paternidade, divórcio, separação de corpos (quando o casal já está separado, mas falta formalizar o divórcio), retificar o nome do registro de nascimento e garantir a guarda da avó para criança que está sem pai ou mãe. De acordo com a coordenadora da Prática Jurídica da UniFG, Alessandra Bahia, a intenção é acompanhar e monitorar essas crianças até a maioridade e atuar junto às famílias para garantir seus direitos.
Serviço
FG Comunidade – serviços gratuitos de saúde e orientação jurídica
Horário: nos três turnos
Endereço: Avenida Ayrton Senna da Silva, 3990, Piedade, Jaboatão dos Guararapes
Informações e agendamento: (81) 3461.5571 | (81) 3461.5585
Fonte: TV Jornal
Foto: Reproduçaõ/ TV Jornal