Hoje é o Dia Nacional da Luta contra o Reumatismo. Reumatismo é um termo utilizado para falar de diversas doenças que provocam sintomas nos músculos, tendões, ligamentos, ossos e articulações do corpo. No entanto, todo o corpo pode ser afetado, o que inclui o cérebro, os rins e o coração. Entre os problemas mais comuns estão a artrose e a artrite reumatoide.
Dor é o principal sintoma do reumatismo
Os sintomas do reumatismo podem atrapalhar o paciente durante o trabalho, na prática de exercícios físicos e em outras atividades rotineiras, como arrumar a casa. “Além da dor, é possível apresentar inchaço das articulações, endurecimento da articulação no período da manhã e sintomas gerais, como febre, perda de peso e cansaço”, afirma a reumatologista Regina Von Kirchenheim.
Durante uma consulta, é preciso que o especialista avalie a causa da dor para oferecer o tratamento mais adequado, já que a dor presente no reumatismo também é sintoma de outros problemas articulares e ósseos. Nas doenças reumáticas, as dores não têm origem traumática, ou seja, não são resultado de batidas ou acidentes, nem de esforço repetitivo.
Existem alguns hábitos que podem ajudar a prevenir o reumatismo:
-Não fumar
-Realizar exercícios físicos
-Alimentação saudável e rica em cálcio
-Não tomar bebidas alcoólicas e cafeína em excesso
Fonte: Cuidados pela Vida e Grande FM
Foto: Biosom