No dia 30 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Ginecologista e Obstetra. A data foi criada em 1959 e marca a fundação da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).
Esses profissionais, essenciais para a saúde feminina, exercem importantes funções em nossa sociedade, estando presentes em nossas vidas desde o momento do nascimento.
O Ginecologista é o médico especializado no tratamento da saúde da mulher em todas as suas fases. Da infância à terceira idade, é ele quem sempre está atento às mudanças e cuidados com o sistema reprodutor feminino, bem como de todo o corpo, zelando pela saúde da mulher por completo.
Na Obstetrícia, o médico se dedica à reprodução e assiste a paciente durante a gestação, acompanhando o pré-natal, parto e pós-parto, garantindo a segurança e saúde tanto da mãe quanto da criança.
A relação entre o ginecologista e suas pacientes é sempre pautada por muito profissionalismo e confiança. A mulher deve procurar um profissional bem preparado e no qual ela confie para expor todas as suas dúvidas e desconfortos, afinal ele estará ao seu lado.
Por vergonha ou descuido, muitas mulheres deixam de ir à consulta com o ginecologista. Ela é fundamental para a prevenção de diversas doenças que, quando descobertas no início, podem, por meio de tratamentos, alcançarem a cura completa. Por exemplo, a infecção pelo vírus HPV é capaz evoluir para o câncer de colo de útero, mas se a doença for diagnosticada no início, em uma consulta de rotina ao ginecologista, as chances da progredir para um tumor maligno são mínimas.
Fonte: FEBRASGO