A diretoria clínica da Santa Casa de Sorocaba (SP) entregou nesta quinta-feira (14), um ofício para a Secretaria Municipal de Saúde solicitando com urgência a solução para problemas de falta de materiais e medicamentos no hospital.
No documento, o diretor clínico Luiz Frederico Gerbase de Oliveira descreve os itens em falta na Santa Casa. Entre eles estão medicamentos para atendimento de emergência, de cirurgias e anestesia, fios para sutura, materiais usados em cirurgia de urgência e oncológica, próteses mamárias e material usado para alimentar pacientes entubados.
Segundo o presidente do sindicato dos médicos de Sorocaba e região, Eduardo Vieira, o problema se agravou nos últimos três meses e os médicos estão sem receber salário.
“A preocupação da diretoria clínica é deixar explicita a situação. A dificuldade em que se encontra o hospital da Santa Casa, dificuldade de condições de trabalhodos médicos.”
A Secretaria de Saúde confirmou que recebeu o ofício da diretoria clínica do hospital e disse que já foi feita uma reunião entre o secretário Ademir Watanabe e a prefeita Jaqueline Coutinho (PTB) para discutir o problema. A prefeita já determinou que seja feito um repasse de verba até esta sexta-feira (14). O valor não foi informado.
A Santa Casa está sob administração da prefeitura desde abril, quando o ex-prefeito José Crespo (DEM) requisitou a administração da unidade. O prazo para que a prefeitura deixasse de administrar o hospital acabaria este mês, mas foi prolongado até outubro.
Fonte: G1
Foto: Reprodução/TV TEM