O “Dia Mundial do Coração” é comemorado no dia 29 de setembro. A data tem como objetivo lembrar a importância desse órgão e dos cuidados que são necessários para ter um coração saudável, conscientizando a população sobre os riscos das doenças do coração, que podem ocorrer em qualquer idade.
Doenças do coração
As doenças cardiovasculares ainda são a principal causa de morte no Brasil. De acordo com a Pesquisa Nacional da Saúde (PNS), essas doenças também causam os maiores custos com relação a internações hospitalares. Por ano, 300 mil pessoas são vítimas de infarto, derrame, insuficiência cardíaca e angina. A tendência, segundo especialistas, é que este número aumente ainda mais.
Fatores de risco
Dentre os fatores de risco para as doenças, estão o tabagismo, consumo abusivo de álcool, sedentarismo, colesterol alterado, estresse, sobrepeso, pressão alta e consumo de alimentos com alto teor de gordura. Outros sintomas que não são muito citados, mas que também são fatores de risco, é a depressão, histórico familiar de infarto/derrame, poluição do ar (que pode causar aumento de arritmia) e doença periodontal.
Como melhorar a saúde do coração
A melhor forma de evitar o surgimento dessas doenças é a prevenção, através da adoção de hábitos de vidas saudáveis. Veja abaixo algumas dicas:
– Adote uma dieta saudável, rica em frutas, legumes, hortaliças, cereais integrais e castanhas. Reduza a ingestão de gorduras, doces e refrigerantes. Substitua o leite integral por desnatado; prefira os queijos brancos. Não exagere no sal. Coma peixe 2 a 3 vezes por semana; sardinha, atum e salmão são os mais ricos em Ômega 3. E beba 6 a 8 copos de água por dia.
– Mexa-se! Pratique 30 minutos de exercício físico 4 a 5 vezes por semana. Mas, antes de iniciar qualquer atividade, é preciso passar por avaliação de um médico clínico ou cardiologista.
– Diga não ao Stress! Cultive o bom humor, não guarde mágoas, relaxe. Aulas de Yoga, alongamento e dança são excelentes opções.
– Fim ao tabagismo. Não é fácil se livrar do cigarro, mas saiba que você não está sozinho. Há grupos de apoio e opções de tratamento medicamentoso para te ajudar.
– Visite periodicamente seu médico. Manter bons níveis de pressão arterial, glicose e colesterol são essenciais para a saúde do seu coração.
Cuide-se bem para viver mais e melhor. Nunca é tarde para começar. O seu coração agradece.
Fontes: A Critica/ AMS / CalendárioBR