Uma Sessão Solene para homenagear os 65 anos da criação do Conselho Federal de Medicina (CFM) foi a maneira encontrada pelo deputado Hiran Gonçalves (PP/RR) para reconhecer o trabalho que instituição faz pelo Brasil na fiscalização das atividades médicas, na proposição da educação médica continuada e na defesa profissional.O evento vai acontecer no dia 26 de outubro, às 10 horas, no Plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados. Os Conselhos Regionais de Medicina também serão lembrados como aglutinadores das principais questões que envolvem o movimento médico na ponta. A Federação Médica Brasileira (FMB) vai estar presente, prestigiando a homenagem.
“Teremos uma manhã para prestar uma homenagem àqueles colegas que dedicam a sua vida para zelar pela boa prática médica”, afirmou o deputado Hiran Gonçalves, que é médico oftalmologista, médico legista federal, médico perito do Ministério da Saúde e especialista em Medicina de Tráfico.
Segundo ele, várias são as razões para ter organizado a Sessão Solene pela passagem do aniversário do CFM. “Primeiro, é para que nós possamos, dentro do Congresso Nacional, demonstrarmos a força do movimento médico e a união das instituições e das entidades de aconselhamento como a Associação Médica Brasileira (AMB) e aFederação Nacional dos Médicos (Fenam), entre outras”, assinalou. Em segundo lugar, como explica o parlamentar, o objetivo também é demostrar ao País que a categoria tem como princípio o bem-estar do povo e a formulação de políticas públicas que venham ao encontro dos anseios da população, como a melhoria da assistência médica edo financiamento do SUS.
Como a Sessão Solene será realizada em uma quarta-feira, dia da semana em que a Câmara dos Deputados está cheia de parlamentares focados nas inúmeras votações pautadas, o deputado Hiran Gonçalves está otimista com a repercussão do evento. “Este é o momento ideal, por exemplo, para reforçar a importância do movimento médico sensibilizar o maior número possível de deputados para aprovarmos a PEC 454, que cria a Carreira de Médico de Estado”, comemorou. Segundo ele, realizar um Sessão Solene no meia da semana é uma exceção e foi um privilégio concedido pelo presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia, que reconheceu a importância da data.
Por fim, lembrou o deputado Hiran Gonçalves, durante esse encontro do movimento médico, também será aberto um espaço para queseja feita a prestação de contas do trabalho que ele, juntamente com um grupo de parlamentares, está fazendo na construção daquilo que, na sua avaliação, é um sonho de toda a classe médica: a instalação da Frente Parlamentar da Medicina.“Tenho plena convicção deessa Frente vai dar muita força ao movimento médico no encaminhamento das questões de discussão e desenvolvimento de políticas públicas em prol da saúde pública do Brasil”, destacou.
Fonte: Benné Mendonça – Assessor de imprensa do parlamentar