União Estratégica pela Medicina: FMB e AMB alinham forças por mais conquistas para os médicos brasileiros
Na segunda-feira, 7 de abril, a Federação Médica Brasileira (FMB) esteve na sede da Associação Médica Brasileira (AMB), em São Paulo, para uma importante reunião institucional que reafirma o compromisso das entidades com a valorização da profissão médica no Brasil.
O encontro foi marcado por pautas estratégicas, como o fortalecimento das relações institucionais, a construção de agendas conjuntas e a mobilização nacional pela aprovação do salário mínimo do médico. Um dos destaques foi o alinhamento de apoio à Caravana do Piso, que acontecerá em Brasília, de 26 a 29 de maio, e que já mobiliza sindicatos e entidades médicas de todo o país.
“A Federação Médica Brasileira entende que é fundamental que todas as entidades médicas atuem de forma unificada, em defesa não apenas da categoria, mas da própria medicina. Esse encontro com a AMB foi extremamente relevante para construirmos alinhamentos conjuntos nesse propósito”, afirmou o presidente da FMB, Fernando Luiz de Mendonça.
Além da apresentação institucional da FMB — sua estrutura, sindicatos filiados, diretores e modelo de atuação — o encontro serviu para estreitar laços e reforçar o compromisso com a união das entidades médicas nacionais.
“A conversa foi produtiva e o ponto alto foi a percepção mútua da importância de estabelecermos uma parceria real e duradoura entre as entidades nacionais”, destacou o vice-presidente da FMB, Cyro Veiga Soncini.
Durante o almoço institucional que sucedeu a reunião, os dirigentes trocaram experiências, reforçaram pontos de convergência e projetaram ações integradas em defesa da medicina, dos médicos e da qualidade da assistência à população brasileira.
A reunião também contou com a presença dos diretores da FMB Márnio Solermann Silva Costa (Assuntos Jurídicos) e Guilherme Augusto Pulici (Financeiro). Pela AMB, participaram o presidente César Eduardo Fernandes, o secretário-geral Florisval Meinão, o diretor Akira Ishida, o 1º tesoureiro Lacildes Rovera Júnior e o diretor científico José Eduardo Dolci.
A FMB segue firme em seu compromisso de ampliar alianças estratégicas, fortalecer a representatividade da categoria e garantir conquistas concretas para os médicos em todo o país.