Queremos formar médicos preparados ou apenas filtrar quem pode ou não atuar?
A Federação Médica Brasileira (FMB) e seus sindicatos de base vêm a público alertar, mais uma vez, sobre um problema que pode comprometer a qualidade da assistência em saúde no Brasil: a abertura indiscriminada de escolas médicas e a possibilidade de uma avaliação para os recém-formados.
Nos últimos anos, o Brasil testemunhou um crescimento descontrolado no número de faculdades de medicina. Infelizmente, muitas dessas instituições não possuem estrutura adequada, resultando na formação de profissionais sem a devida qualificação. E o que está em jogo? A segurança da população e o futuro da profissão médica!
A formação médica exige rigor técnico, infraestrutura de ponta e ensino supervisionado por profissionais altamente capacitados. Sem isso, estamos criando um cenário preocupante: médicos recém-formados sem preparo suficiente para lidar com vidas!
O EXAME DE PROFICIÊNCIA SERIA UMA SOLUÇÃO?
Diante dessa situação, há uma proposta de prova de proficiência em tramitação no Congresso. Aos recém-formados caberia comprovar sua capacidade para a prática médica. A FMB defende que a avaliação contínua durante a graduação é a melhor forma de garantir que os futuros médicos adquiram o conhecimento necessário.
Seria a prova aplicada após a conclusão do curso uma solução eficaz para a má formação na graduação? Defendemos um debate urgente e aberto com todos os atores envolvidos: governo, entidades médicas, estudantes, escolas médicas e a própria sociedade.
O QUE ESTÁ EM JOGO?
Se não agirmos agora, corremos o risco de comprometer a saúde pública e privada, aumentar o número de erros médicos e enfraquecer ainda mais o sistema de saúde brasileiro.
Por isso, reafirmamos nosso apelo às autoridades: é urgente rever a política de abertura de novas escolas médicas e investir na qualidade do ensino médico no Brasil. Só assim poderemos garantir que os futuros profissionais estejam realmente preparados para oferecer um atendimento digno e seguro à população.
A Federação Médica Brasileira segue firme em seu compromisso de defender a valorização da medicina, a excelência na formação dos médicos e o direito de todos os brasileiros a uma saúde de qualidade.
A Diretoria
Brasil, 4 de fevereiro de 2025.
Esse documento tem o apoio dos nossos Sindicatos de Base
▶️ REGIÃO SUL
– SIMEPAR @simepar_med
– SIMERSUL @simersul
– SIMERS @simersoficial
– SIMERG
– SIMESC @simesc_med
– SINDOMED
▶️ REGIÃO SUDESTE
– SINDIMEDCAMPINAS @sindimedcampinas
– SINDMED – GRANDE ABC @casadosmedicosabc
– SINDMEDICOS
– SINMED-MG @sinmedmg
– SINDMEDNM @sindmednm
– SINMED-RJ @sinmedriodejaneiro
– SIMESUL
▶️ REGIÃO CENTRO-OESTE e DISTRITO FEDERAL
– SIMEA @simea.oficial
– SINDMED-DF @sindicatodosmedicosdodf
– SIMEGO @simego_oficial
– SINDMED-MT @sindimed.matogrosso
– SINMED-MS @sinmedms
▶️ REGIÃO NORTE
– SINDMED-AC @sindmedac
– SIMAP
– SIMEAM @simeamoficial
– SINDMEPA @sindmepa
– SIMERO @simero.oficial
– SIMED-RR @simedrr
– SIMED-TO @simedto
▶️ REGIÃO NORDESTE
– SINMED @sinmedalagoas
– SIMEC @sindicatodosmedicosdoceara
– SIMEDPB @simedpb
– SIMEPE @_simepe
– SINDIMED-SE @sindimedsergipe