Programa quer entender as necessidades dos trabalhadores do SUS
O presidente do Sindicato dos Médicos da Paraíba, Dr. Tarcísio Campos, participou nos dias 08 e 09/05 das oficinas de apoio à elaboração do Programa Nacional de Saúde e Segurança da Trabalhadora e do Trabalhador do SUS (PNAIST/SUS), realizado em João Pessoa, com objetivo de entender as necessidades da Paraíba para subsidiar a elaboração do programa.
Representantes de entidades de trabalhadores da saúde, da Secretaria Estadual da Saúde e do Ministério da Saúde participaram do evento.
Os participantes foram divididos em três grupos de trabalho: um formado pelos trabalhadores da saúde sindicais e associações, o segundo pelos gestores e o terceiro formado pelos pesquisadores, a maioria da Universidade Federal da Paraíba. Cada grupo produziu relatórios que serão encaminhados para a coordenação nacional do Programa, que vai elaborar um documento final.
O trabalho que está sendo realizado em todos os estados do país é acompanhado pela Universidade Federal da Bahia, que em parceria com os Cerest Estaduais e a diretoria de Promoção à Saúde, do Ministério da Saúde.
“O trabalho foi muito proveitoso e a metodologia utilizada atingiu os objetivos. Ficamos satisfeitos em poder participar das oficinas e fazer parte do processo de elaboração do PNAIST que vai beneficiar os trabalhadores”, finalizou o presidente do SIMED-PB.