Dando seguimento na rodada de visitas institucionais, o Núcleo de Medicina Legal e Medicina do Trabalho do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) reuniu-se na tarde desta quinta-feira,22, com o diretor-geral do Departamento Médico-Legal (DML), Paulo Barragan. A entidade médica foi representada pelo diretor e coordenador do Núcleo Vinícius Mello.
Ao novo gestor do DML, Mello atualizou sobre o andamento da ferramenta, criada pelo Simers em 2023, que tem como objetivo reunir um banco de dados com nomes de médicos peritos e organizado conforme a expertise de cada profissional. O atual rol, que recebeu inscrições e teve os candidatos avaliados por seus títulos e currículos, teve sua primeira lista concluída e reúne quase 30 peritos.
“A missão desta ferramenta é disponibilizar ao Poder Público e também à iniciativa privada profissionais experientes e que, através de seu conhecimento, auxiliem a Justiça e empresas na elaboração de laudos periciais ou atuar como assistente técnico. É muito mais que uma lista, é um instrumento de auxílio que visa contribuir com a sociedade”, explicou Mello.
Estiveram presentes na reunião a diretora-adjunta do DML, Adriana Petry, e a perita criminal em Odontologia Rosane Baldasso.