O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), sob a coordenação do diretor Rodrigo Rosas e com a participação dos diretores Fernando Junior e Lilian Parra, se reuniu com os médicos plantonistas de ortopedia da Policlínica Amaury Coutinho/ Prefeitura da Cidade do Recife, em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), via Zoom, na noite desta segunda-feira (06/02). O advogado da Defensoria Médica, Diego Galdino, também esteve presente na atividade sindical on-line.
Em pauta questões e demandas relacionadas à escala médica (número de plantonistas e demandas); fechamento recorrente dos plantões por falta de médicos, além da falta de condições de trabalho (máquina de raio X quebrada), insumos, medicamentos e de segurança naquela unidade de saúde municipal, localizada no bairro da Campina do Barreto, no Recife.
Durante a AGE, os médicos enfatizaram a necessidade urgente da recomposição da escala de plantão, através nomeação do terceiro plantonista pela Secretaria de Saúde do Recife, para suprir os problemas de licença prêmio, licença saúde, férias e, sobretudo, evitar a desassistência à população. “ É necessário que a gestão municipal de Saúde tenha mais atenção e respeito, com os plantonistas de ortopedia que estão sem condições de trabalho e de infraestrutura para atender à população“, pontuou Rodrigo Rosas.
Foi deliberada a proposta de reunião de representantes do Simepe e plantonistas junto à Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) da Prefeitura Recife, com o objetivo de resolver a pendência da recomposição das escalas.
O Simepe seguirá firme em defesa dos direitos e necessidades médicos plantonistas de ortopedia da Policlínica Amaury Coutinho, para garantir melhorias da assistência à população recifense.
Fonte: Simepe