A diretora do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Anice Metzdorf, prestigiou a inauguração da nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), em Canoas, nesta quarta-feira, 19. A unidade recebeu o nome de Doutor Marco Antônio Figueiró, em homenagem ao médico que dedicou a vida aos pacientes do HNSG, referência para 83 municípios gaúchos.
De acordo com Anice, além de trazer mais conforto aos pacientes e qualidade na assistência, a iniciativa também é um reconhecimento ao trabalho de um médico muito querido pela comunidade. “Sabemos que, por vários anos, o hospital foi a segunda casa de Marco Antônio Figueiró, um legado que está sendo levado adiante pelos filhos, os também médicos Danielle e Guilherme Figueiró”, ressalta a diretora do Simers.
A UTI conta com 20 leitos do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo 18 para atendimentos gerais e dois para isolamento de pacientes. Ao todo, foram investidos R$ 500 mil, o que garantiu novo piso, gesso, alvenaria, pintura, climatização e a substituição do telhado.
Quem foi Marco Antônio Figueiró
Marco Antônio Figueiró faleceu aos 73 anos, um dos milhares de profissionais da saúde que estavam na linha de frente no combate à pandemia da Covid-19, mas foram acometidos de forma fatal pela doença.
Médico urologista, formou-se pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e foi diretor técnico do HNSG, bem como médico do Pronto Atendimento da Unimed, também em Canoas. Trabalho reconhecido pela Câmara Municipal de Canoas, em 2018.
Fonte: Simers