As entidades médicas de Pernambuco – Sindicato dos Médicos, Conselho Regional de Medicina, Associação Médica e Academia Pernambucana de Medicina – celebraram o dia do médico e a outorga da Medalha São Lucas, na noite desta segunda-feira, 18 de outubro. O evento aconteceu de forma híbrida, presencial para os representantes das entidades, os homenageados e familiares, na sede da AMPE, no bairro da Boa Vista, e ao público geral com transmissão via YouTube. O encontro foi marcado por uma série de congratulações aos agraciados e suas trajetórias marcantes em prol da medicina.
Participaram da celebração a presidente da entidade, Claudia Beatriz Andrade, o vice-presidente, Walber Steffano, o secretário-geral, Tadeu Calheiros, e o diretor administrativo e financeiro, Mário Jorge Lobo. Em sua 51ª edição, a Medalha São Lucas homenageou os médicos Assuero Gomes da Silva Filho (in memoriam), Carlos Roberto Ribeiro de Moraes, Luiz de Gonzaga Braga Barreto e Maria de Lourdes Correa de Araújo.
“É uma honra participar desse momento tão especial onde estamos demonstrando todo nosso respeito e gratidão a essas quatro personalidades da medicina pernambucana. Considero a Medalha de São Lucas como a maior honraria conferida ao médico”, ressalta a presidente Claudia Beatriz.
Na ocasião, ainda prestou tributo ao médico Assuero Gomes, colega e profissional que teve uma importante trajetória na medicina de Pernambuco, incluindo passagem memorável pelo Sindicato dos Médicos de Pernambuco. “Assuero estará sempre vivo em nossas lembranças, nas nossas histórias e em tudo que ele construiu”, concluiu a presidente.
A outorga da Medalha São Lucas é entregue anualmente no mês de outubro, desde 1969, a personalidades de diversas áreas da medicina pernambucana. Foi criada pelo Simepe, Cremepe e AMPE para reconhecer a trajetória de importantes profissionais do Estado que servem de exemplo para os demais.
Fonte: Simepe