Dando continuidade ao movimento por melhorias, os médicos de Paulista reuniram-se por videoconferência com o diretor do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Rodrigo Rosas, na noite desta quinta-feira (27). O encontro teve como objetivo comunicar aos profissionais sobre as deliberações das pautas que foram apresentadas pelo Simepe ao secretário de saúde do município, Charles Roger, na última terça-feira (24).
O diretor da entidade informou aos colegas que o gestor de Paulista acolheu todas as demandas e se comprometeu em resolver os problemas apontados. Sobre as precárias estruturas das unidades de saúde, o mesmo comunicou que já está ciente e pretende iniciar em breve as reformas das unidades, junto a criação de uma maternidade e Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) de Paulista terá uma nova sede. O prédio já está alugado, mas só entrará em funcionamento após as manutenções no ambiente. Também será construído um posto avançado descentralizado do Samu, para atender com mais eficiência as possíveis intercorrências de saúde.
A pauta sindical também foi apresentada ao gestor, com foco nos reajustes salariais da categoria, concurso público para provimento de médicos na rede, incorporação da gratificação de plantão, criação de uma gratificação de insalubridade, além da isonomia salarial dos médicos contratados e concursados. Para essas questões, será aberta uma mesa de negociações com agendas periódicas entre a secretaria municipal de saúde de Paulista e o Simepe.
O secretário de saúde de Paulista se comprometeu em enviar um cronograma de ações para a entidade, com todos os detalhes e andamentos dos projetos.
A entidade e a categoria médica ficaram satisfeitas com as propostas e aguardam o andamento das questões apresentadas.
Fonte: Simepe