Médicos vinculados às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Região Metropolitana do Recife (RMR), reuniram-se, por videoconferência, em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), com representantes do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), na tarde desta quinta-feira (3). Participaram do encontro virtual a presidente, Cláudia Beatriz, o vice-presidente da entidade, Walber Steffano, integrantes da diretoria da entidade e o advogado da Defensoria Médica, Diego Galdino.
⠀
Na ocasião, os médicos relataram que estão trabalhando, com escalas de plantões desfalcadas, em jornadas exaustivas, além da falta de insumos e equipamentos, inadequações nos fluxos de atendimentos, principalmente, com o aumento de casos diários da COVID-19, nos últimos 14 meses de pandemia. Além disso, reclamaram da falta de reconhecimento e valorização; não conseguem seguir em seus postos de trabalho, sendo forçados a pedirem demissão.
⠀
A presidente Claudia Beatriz fez questão de esclarecer que a entidade prossegue na mesa de negociação junto aos representantes do Sindhospe, e que já apresentou à pauta de reivindicações e pleitos dos profissionais. Após discussões, os médicos deliberaram por unanimidade as seguintes propostas que serão encaminhadas aos gestores públicos da saúde: dimensionamento das escalas de plantão, baseada em resoluções do Cremepe; reajuste salarial com reposição inflacionária; pagamento de insalubridade de 40%; ampla campanha de valorização dos médicos das UPAs e de orientações/cuidados à população sobre a pandemia da COVID-19.
⠀
Vale ressaltar que, na última sexta-feira (28/05), o Simepe dialogou com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), onde levou com bastante preocupação os problemas e necessidades dos médicos que trabalham nas UPAs. As propostas acima aprovadas serão encaminhadas, através de oficio, ao secretário, André Longo.
⠀
A entidade entende a insatisfação dos colegas médicos e reforça que continuará cobrando medidas e resoluções emergenciais, que gerem melhorias para os médicos e pacientes. Nova AGE virtual foi agendada para o dia 17/06, às 16h.
Fonte: Simepe