O presidente da Federação Médica Brasileira (FMB), Casemiro dos Reis Júnior, representou a entidade no II Fórum Nacional Pró-SUS, promovido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) na terça-feira (23), em Brasília. Na mesa Relações de Trabalho do Médico e seus Aspectos Jurídicos, o dirigente pode apresentar a visão da Entidade para esse tema. “Os vínculos dos médicos, o subfinanciamento da saúde entre outros, são desafios que precisam ser enfrentados para que possamos avançar com o nosso Sistema de saúde”, destaca Casemiro.
Entre os temas abordados durante o evento, a secretária de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES/MS), Mayra Isabel Correa Pinheiro, palestrou sobre a Carreira Médica Federal, Programa Mais Médicos e Residência Médica. A mesa redonda Carreira Médica Federal, Programa Mais Médicos e Residência Médica, abordou as visões da Associação Brasileira de Medicina Coletiva (Abrasco), do Conselho Nacional de Residência Médica (CNRM) e da Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR) e as perspectivas da Atenção Primária em Saúde e do Sistema de Acreditação das Escolas de Medicina (Saeme).
O ex-ministro do Trabalho, Caio Luiz de Almeida Vieira falou sobre as Relações de Trabalho do Médico e seus Aspectos Jurídicos. Representantes dos hospitais filantrópicos, do Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems), da Associação Médica Brasileira (AMB), da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), estavam na mesa que o presidente da FMB participou.
“Os participantes contribuíram de maneira significativa para a busca de soluções sobre as dificuldades que existem na para melhorarmos o SUS. Os desafios são imensos e precisam ser enfrentados” afirmou Casemiro.
Fotos:CFM