Confirmado para ser realizado nos dias 29 e 30 de maio, na sede da Associação Médica de Brasília (AMBr), em Brasília, o Encontro Nacional de Entidades Médicas (Enem) reuniu no dia 13 de abril, dirigentes médicos para mais uma etapa de conclusão de programação.
O secretário de Comunicação da Federação Médica Brasileira (FMB), Cyro Soncini, participou dos trabalhos e a expectativa é de que pelo menos 350 dirigentes e representantes do Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB), FMB e Federação Nacional dos Médicos (Fenam) participem das atividades.
A programação e nome dos integrantes de mesas e palestrantes serão confirmados nos próximos dias. Entre os temas dos debates estão Formação Médica, Mercado de Trabalho Médico e Assistência Médica à Saúde e debates sobre estratégias da inclusão do médico na política.
“A solenidade de abertura será realizada no dia 29 a partir das 8h30, quando serão convidados médicos, parlamentares, gestores, os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados e os representantes dos ministérios da Saúde e da Educação e também”, comenta Cyro.
As inscrições dos delegados devem ser realizadas até o dia 16 de maio e cada entidade médica fica responsável por mobilizar suas representações estaduais e municipais. As entidades médicas organizadoras poderão levar para o evento 20 delegados representantes dos estudantes de medicina e 18 delegados representantes dos residentes.
A última edição do ENEM foi realizada em agosto de 2013. A retomada do maior encontro de lideranças médicas do Brasil é a consolidação da reunificação do movimento médico nacional. A preocupação das entidades representativas é assegurar respeito, segurança e valorização dos médicos e à medicina, inclusive pela eleição de gestores e parlamentares que defendam as teses da categoria. O núcleo diretivo do Enem volta a se reunir no dia 22 de maio para finalizar as questões técnicas do evento.