Moradores do município de Porto Calvo denunciam que está faltando atendimento médico nos postos de saúde. A reportagem da TV Gazeta esteve na cidade e flagrou dois postos de saúde fechados.
Com isso a dona de casa Amara da Silva, que tem pressão alta, não consegue pegar os remédios que precisa.
“Não estou conseguindo o remédio porque o posto tá fechado. Daí não consigo a receita. Estou sem medicamento algum porque não posso comprar e nem tenho onde buscar”, conta.
De acordo com os moradores os postos de saúde de alguns bairros estão fechados desde o ano passado.
A unidade básica de saúde do Alecrim está fechada desde o último natal. Já passaram mais de 20 dias e nada do atendimento ser retomado.
Já na Antártica outro posto de saúde também está fechado. No local não há nenhum aviso de quando os serviços serão retomados.
A gestante Rosana Tibúcio não consegue fazer o pré-natal. “Não tem como eu me consultar porque o pré-natal tá fechado e não avisaram a ninguém. Quando eu cheguei estava fechado. E no hospital não estão fazendo ultrassom”, denuncia.
Já a Jediane Acioly, que quebrou a perna, só conseguiu atendimento médico em São José da Coroa Grande, município de Pernambuco, porque em Porto Calvo não havia médico ortopedista.
A secretaria de Saúde de Porto Calvo informou que as unidades de saúde básicas mostradas na reportagem estavam fechadas porque a maioria dos profissionais tiveram os contratos reincididos antes do recesso do final do ano, e que só foram refeitos essa semana após a assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público de Alagoas (MP-AL). Com isso, segundo a secretaria de Saúde, os postos devem voltar a abrir hoje, quarta-feira (17).
Fonte: G1