Em reunião de núcleo operacional, os dirigentes da FMB discutiram questões de impacto para a categoria médica. Um dos temas de maior destaque foi a grave situação da rede pública de saúde no Amazonas, que vem enfrentando desafios urgentes.
Segundo Mário Viana, presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas (@simeam) e diretor de Relações Trabalhistas e Sindicais da FMB, o gerenciamento inadequado por organizações sociais, com histórico negativo em outras regiões, tem agravado o cenário. “Estamos nos manifestando na imprensa, nas redes sociais, cobrando soluções das autoridades e entidades médicas, mas a situação segue grave com redução no quadro de profissionais, intimidação de médicos, entre outros problemas”.
Os encaminhamentos para esse caso estão sendo realizados e um deles é a nota que a FMB divulgou sobre o assunto.
Outro ponto importante da reunião foi o alinhamento da Assembleia Geral com os médicos do programa Médicos pelo Brasil, marcada para o dia 29 de janeiro. O encontro irá discutir o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024/2026.
“Este é um momento importante para o futuro do programa Médicos pelo Brasil. A presença de cada médico é fundamental para que possamos avançar no tema e garantir melhorias. Inscrevam-se pelo nosso Instagram @portalfmb ou no nosso site portalfmb.org.br e estejam conosco nessa discussão”, declara Fernando Mendonça, presidente da FMB.