Neste 19 de setembro, a Federação Médica Brasileira (FMB) e sindicatos de base comemoram os 34 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), uma conquista fundamental para a saúde pública no Brasil e um marco de justiça social e cidadania. Desde sua criação, o SUS tem sido o alicerce que garante acesso universal, integral e gratuito à saúde para milhões de brasileiros, representando um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde do mundo.
Reconhecemos e vivenciamos os desafios enfrentados ao longo dessas mais de três décadas, como o subfinanciamento periódico, a falta de infraestrutura adequada e as dificuldades na valorização e nas condições de trabalho dos profissionais de saúde, com destaque para os médicos. No entanto, também celebramos as vidas salvas incontáveis vezes, os avanços tecnológicos e o compromisso incansável de médicos e outros profissionais que, diariamente, se dedicam ao atendimento da população, mesmo em condições adversas.
A pandemia de COVID-19 evidenciou ainda mais a importância do SUS para a saúde pública do país, reforçando seu papel como eixo de suporte durante crises sanitárias de grandes proporções.
Neste aniversário, destacamos e endossamos nosso pedido permanente de urgência de maiores investimentos e políticas de fortalecimento, que garantam a sustentabilidade do sistema e a melhoria contínua da qualidade do atendimento.
A FMB e seus sindicatos permanecem firmes na defesa de um SUS fortalecido, com condições de trabalho dignas para seus profissionais e garantia de saúde de qualidade para todos os brasileiros.
Federação Médica Brasileira
Sindicatos Médicos de Base
#medico #medicina #saude #somostodosfmb #vivaosus #sus34anos