O Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) passa a ocupar a presidência do Conselho Estadual de Saúde (CES). O ato, assim como o processo de escolha da entidade médica para a composição do conselho, foi publicado no Diário Oficial do Estado.
Com o registro, o representante da entidade passa a ser o diretor sindical Osvaldo Leal, que também conduzirá as pautas do colegiado.
O CES é um órgão do Sistema Único de Saúde (SUS) que tem por finalidade criar estratégias e propostas para a saúde no estado. Ela também monitora como a política de saúde é aplicada, incluindo os aspectos econômicos e financeiros, e se expressa através de resoluções, recomendações e moções.
O Conselho é integrado por representantes do governo, de prestadores de serviço, de profissionais da saúde e de usuários do SUS.
“Compor a diretoria do sindicato dos médicos é uma experiência muito importante para mim, e, agora, assumindo essa nova missão, será uma honra presidir o Conselho, e principalmente, poder contribuir para a sociedade”, afirmou o presidente Osvaldo Leal.
Para o presidente do Sindmed-AC, a participação no CES é fundamental para a política de saúde do estado, o que resultará em avanços para a sociedade e para o trabalhador.
“A presidência do Conselho estadual de Saúde é extremamente importante e significativa para o sindicato dos médicos. É no conselho onde são tomadas as mais importantes decisões que tangem a saúde pública do nosso Estado. O nosso representante, Dr Osvaldo, reúne experiência administrativa adquirida como gestor, conhecimento da legislação estadual que norteia as decisões do Conselho e, principalmente, vivência profissional como médico do SUS. São, sem dúvida alguma, qualidades que trarão benefícios para médicos, demais profissionais de saúde e toda a sociedade acreana. Nutrimos grande expectativa no seu trabalho e desempenho”, finalizou o sindicalista.