Objetivo da atividade foi conhecer as propostas de cada aspirante ao cargo de conselheiro federal de medicina
Na noite da quarta-feira (31), o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul promoveu o Diálogos Simers, para conhecer as propostas de cada candidato ao Conselho Federal de Medicina (CFM). Participaram da atividade os médicos Tatiana Della Giustina (Chapa 1), Carlos Sparta (Chapa 2), Rosângela Dornelles (Chapa 3) e Tânia Furlanetto (Chapa 4). O projeto é promovido em períodos eleitorais envolvendo entidades médicas e eleições partidárias, para que os médicos possam ter acesso aos planos de cada candidato, com enfoque na Medicina e saúde.
O presidente do Simers, Marcos Rovinski, destacou a oportunidade que a entidade promoveu para que os médicos façam a melhor escolha nos dias 6 e 7 de agosto de 2024. “”Essa manifestação de ideias entre os candidatos ao Conselho Federal de Medicina é essencial para que possamos compreender suas visões e propostas para o futuro da nossa profissão. É uma oportunidade para que cada candidato apresente suas soluções para os desafios que enfrentamos no dia a dia, desde a valorização da carreira médica até as questões de ética e regulamentação da prática”, explica.
Fernando Uberti, vice-presidente da entidade, destaca que o debate entre os candidatos é vital para fortalecer a categoria. “Gostaria de trazer uma reflexão e um apelo a todos os candidatos, sobre a importância de nós fortalecermos a união dos médicos em torno das nossas entidades e de nós termos articulação interinstitucional pela complexidade dos problemas que nós estamos vivenciando. Quem caminha na direção contrária, colocando como propósito maior, um grupo ou um nome, e não o fortalecimento da categoria médica, certamente não dá um bom exemplo de representatividade aos médicos gaúchos. Então vamos estar unidos e fortalecidos em torno das nossas entidades”, destaca.
As eleições para o Conselho Federal de Medicina acontecem nos dias 6 e 7 de agosto de 2024. Concorrem pela Chapa 1: Fazendo A Diferença, Tatiana Della Giustina e o seu suplente Marco Aurélio Grudtner; Chapa 2: Autonomia, Valorização, Respeito, Carlos Sparta e seu suplente Gerson Junqueira Junior; Chapa 3: CFM que Queremos: Ciência, Humanismo e Defesa da Prática Médica, Rosângela Dornelles e o seu suplente João Carlos Batista Santana; e a Chapa 4: Transforma CFM, Tânia Furlanetto e o seu suplente Luciano Hass.