O diretor de Políticas Estratégicas do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Vinícius Souza, foi um dos painelistas do Connext Day, evento que aconteceu nesta terça-feira, 25, em Porto Alegre. O encontro foi realizado no Instituto Ling e reuniu players da saúde, investidores, indústria farmacêutica, startups, entidades e hospitais, com o objetivo promover o networking e o relato das ações voluntárias que ocorreram no enfrentamento aos atingidos pelas enchentes no Estado.
O diretor do Simers participou do painel “Reconstruindo a Saúde no RS”, quando foi apresentada a Força Tarefa HealthtechRS. A iniciativa idealizada pela Connext Health conta com a dedicação voluntária de stakeholders do ecossistema de saúde e tecnologia de todo o país e fez a diferença na assistência em saúde prestada nos abrigos. Em sua fala, Souza relatou a experiência do Simers em administrar escalas médicas nestes locais de acolhimento aos desabrigados, bem como falou sobre o impacto da presença do médico.
“Durante nossa atuação em praticamente 30 abrigos, a parceria com startups por meio da Connext Health foi um fator fundamental para obtermos um cenário positivo em meio a calamidade. O profissional da saúde serviu como apoio para que os atingidos voltassem a ter alguma referência e o nosso desafio foi não transformar os abrigos e um novo local de assistência à saúde. Mas, sim, de atender as demandas de urgência de forma coordenada, rápida e com auxílio do coletivo”, afirmou.
Vinícius Souza também destacou a importância da participação do Simers em eventos como o Connext Day, voltados a abordar a saúde de forma mais colaborativa. “As soluções que vamos encontrar para o RS no atual cenário, tanto para a Medicina quanto para o sistema, passam pelas construções com inovação e colaboração”, finalizou o diretor do Sindicato Médico.