Na manhã desta quinta-feira (25), representantes do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), estiveram reunidos com o secretário de saúde do estado, André Longo, para discutir pautas trazidas pela categoria ao sindicato. Fluxo de óbitos domiciliares no Serviço de Verificação de Óbito (SVO) esteve entre os temas discutidos. Segundo os médicos que atuam no local, há casos de mortes com causas externas sendo conduzidos ao serviço, quando deveriam ser direcionados ao IML. Para que esse tipo de conduta não permaneça acontecendo, o Simepe esteve na Secretaria Estadual de Saúde para discutir e buscar soluções para esse problema. Representaram o Simepe no encontro o presidente da entidade, Walber Steffano, e o diretor sindical, Rodrigo Rosas.
“Um licitação para reforma e restruturação do SVO está sendo feita pela SES, que também se comprometeu em alinhar com a Secretaria de Defesa Social um protocolo de fluxo, fazendo com que os familiares procurem a delegacia para abertura de um Boletim de Ocorrência (BO), e só em seguida o corpo seja conduzido ao Serviço. Seguiremos acompanhando o andamento de todas essas pautas que serão deliberadas com os órgãos competentes” afirmou o presidente do Simepe, Walber Steffano.
UPA Petrolina – Durante o encontro também foram apresentadas as solicitações feitas pela categoria que atua na Unidade de Pronto Atendimento de Petrolina, quanto ao transporte de pacientes. A SES fará um levantamento sobre a demanda do número de remoções e encaminhará as necessidades para uma equipe específica de transportes.
Fonte: Simepe