Pesquisa realizada pelo Sindicato dos Médicos do Amazonas (SIMEAM) junto às prefeituras e secretarias de saúde do interior confirmam a necessidade de médicos especialistas para atender a população distante da capital amazonense.
“Alguns municípios já responderam nossos questionamentos sobre a estrutura de saúde das cidades e as principais necessidades. Dentre as respostas os gestores confirmam que precisam de ginecologistas, pediatra, clínica médica, cirurgia geral, ortopedista e anestesista”, detalhou o presidente do SIMEAM, Dr. Mario Vianna.
Apesar da resposta animadora, o presidente do Sindicato dos Médicos lamenta que outros municípios ainda não tenham respondido a pesquisa, pois é muito importante fazer o levantamento desses dados para que algo seja feito pela população do inteior.
“A partir do momento que conseguimos melhorar a estrutura de saúde do interior, automaticamente vamos aliviar o sistema na capital que há anos sofre a sobrecarga de atendimento de pacientes vindos de todos os municípios e até de estados vizinhos”, avalia.
Na prática, os prefeitos e gestores de saúde dos 61 municípios do Amazonas receberam via e-mail documento administrativo em formato de ofício com a solicitação colaborativa, além de um formulário eletrônico para responder os questionamentos sobre a estrutura de saúde oferecida aos trabalhadores e a população.
Texto: Alan Charles Chaves.
Fonte: Simeam