A diretora do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) Bruna Favero participou nesta quinta-feira, 31, do lançamento da Frente Parlamentar SOS Hospitais, proposta pela vereadora Cláudia Araújo, na Câmara Municipal da Capital. “Precisamos reabrir e ampliar o atendimento pediátrico, principalmente com a chegada, em poucas semanas, do inverno”, alertou a diretora Bruna Favero, diante do relatório da Frente que soma mais de mil leitos fechados, em diversas especialidades, e com ênfase na pediatria, nos últimos anos.
Ela destacou, ainda, a crise financeira generalizada no país que traz ao debate dificuldades que os hospitais enfrentam para manterem as portas abertas e consequentes fechamentos de emergências SUS em todo o estado, destaca Bruna Favero.
O secretário municipal da saúde, Mauro Sparta, também participou do momento e salienta que é preciso investir na atenção primária como contraponto ao modelo, que nominou de hospitalocêntrico – centralização no hospital – salientando ainda que devem ser mantidos esforços para abrir leitos e jamais fechar.
Participaram da cerimônia diversos representantes de hospitais de Porto Alegre. A vereadora Cláudia Araújo garantiu que a Frente pretende ser propositiva e, quem sabe, realizar sonhos, como um pronto socorro de portas abertas na zona sul, em hospital fechado como o Parque Belém, e até mesmo batalhar, em nível federal, pelo reajuste na tabela de pagamentos do SUS.