Em reunião realizada na quinta-feira, 27 de maio, dirigentes da FMB e representantes dos sindicatos de base participaram de reunião virtual que discutiu os rumos da pandemia no Brasil e o processo de unificação das entidades FMB e Federação Nacional dos Médicos (Fenam). Também tratou sobre o retorno dos sindicatos dos médicos do Acre e do Ceará às bases da Entidade.
No início da reunião, os dirigentes fizeram uma avaliação sobre a situação da Covid-19 em seus Estados. O Plano Nacional de Imunização e a preocupação com a nova variante do Coronavírus foram assuntos abordados entre os representantes. No dia 15 de junho, está prevista uma reunião virtual das entidades médicas com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, sobre o rumo da pandemia no país.
Em seguida, o advogado da FMB, Paulo Goyaz, explicou os trâmites burocráticos da unificação entre a FMB e a Fenam. O presidente da FMB, Casemiro dos Reis Junior, ressaltou a importância desse processo: “A constituição de uma comissão, parte importante no processo de unificação, nos permitirá conservar a nossa autonomia, nossa carta sindical e independência política enquanto Federação”.
A reunião teve a participação de representantes dos sindicatos dos Estados do Acre e Ceará, que discutiram sobre uma possível reintegração aos sindicatos de base da Federação Médica Brasileira.
A próxima reunião de Diretoria será no dia 24 de junho.