Quando profissionais de saúde de Belém começam a receber a segunda dose da imunização contra a Covid- 19, é importante ressaltar que após a aplicação da vacina o organismo ainda precisa de um período para a produção de anticorpos IgG e, nesse período, é fundamental a manutenção dos cuidados de higienização e afastamento social indicados pelos especialistas.
Qualquer vacina com a característica das vacinas já aprovadas pela Anvisa para imunização contra a covid-19 no Brasil, tem seu efeito completo em duas doses. Após a aplicação da primeira dose, o organismo começa a elevar a sua produção de IgG 14 dias depois. Após 21 dias, com a aplicação da segunda dose, são necessários ainda 14 dias para a resposta imunológica à doença. No total, o ciclo completo da vacina em duas etapas que tem sido usada no Brasil é de 36 dias para se ter a segurança da imunização.
Nesse sentido, não se pode atribuir à uma possível ineficácia da vacina a infecção de pessoas que já tomaram a primeira dose. É absolutamente necessário que todos os que tomam a primeira dose mantenham os cuidados de afastamento social e o uso de máscara e álcool em gel corretamente. Mesmo tomado todos os cuidados, profissionais de saúde expostos a elevadas cargas virais diariamente, ainda podem contrair o vírus em seu trabalho diário. É também por essa razão que o Sindmepa luta junto às autoridades para aumentar o número de doses da vacina para os profissionais médicos e os da área da saúde em geral. Uma luta que só vai cessar quando todos estiverem vacinados. #TodosPelasVacinas
Fonte: Sindmepa