No Dia do Médico Homeopata, 21 de novembro, a Federação Médica Brasileira homenageia todos os profissionais que se dedicam ao método de tratamento que se fundamenta na Lei dos Semelhantes, citada por Hipócrates no ano 450 a.C.
Segundo esta lei, os semelhantes se curam pelos semelhantes, isto é, para tratar um indivíduo que está doente é necessário aplicar um medicamento que apresente (quando experimentado no homem sadio) os mesmos sintomas que o doente apresenta. O termo Homeopatia foi criado por Hahnemann, tem origem grega e significa moléstia semelhante (Homeos = semelhante, phatos = moléstia)
O dia 21 de novembro foi escolhido para homenagear o Médico Homeopata e a Homeopatia, pois foi nesta data que, em 1840, chegou em terras brasileiras o médico francês Benoit Jules Mure. Em 1833, Mure foi curado de tuberculose após tratamento com Conde Sebástien des Guidi, discípulo de Christian Friedrich Samuel Hahnemann, o Pai da Homeopatia.
Fontes: Associação Médica Homeopática Brasileira, Instituto Hahnemanniano do Brasil, Centro de Estudos Avançados em Homeopatia, Conselho Federal de Medicina, Associação Médica Brasileira