O presidente da Federação Médica Brasileira (FMB), Casemiro dos Reis Junior, representou a Entidade nesta terça-feira (10/03) na primeira reunião de 2020 do Instituto Brasil de Medicina (IBDM), em Brasília.
Médicos e parlamentares discutiram as próximas etapas de atuação dentro do congresso nacional por meio da Frente Parlamentar da Medicina junto ao IBDM neste ano. Como prioridade ficou estabelecido a defesa do SUS. “90% da população depende do SUS e dois terços exclusivamente, o que reforça a relevância de buscarmos melhorias como um financiamento adequado, carreira digna, para que o serviço se desenvolva da melhor maneira possível”, comenta Casemiro.
Coordenação e contas
No encontro o Dr. Mestrinho foi reconduzido por mais dois anos para o cargo de coordenador do IBDM. A prestação de contas do Instituto foi apresentada, analisada por meio de auditoria independente, e aprovada sem ressalva.
Ministro da Saúde
Integrantes da Frente Parlamentar da Medicina participaram de sessão com o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, no congresso nacional em que apresentou medidas que o Ministério tem tomado no enfrentamento do coronavírus. Subiu para 52 o número de casos confirmados no Brasil, de acordo com as informações repassadas pelos estados ao Ministério da Saúde até 16h45 desta quarta-feira (12/03). Do total de casos confirmados, 6 são por transmissão local, quando é possível relacionar o doente a um caso confirmado e 46 casos são importados, ou seja, de pessoas que viajaram ao exterior. Atualmente, são monitorados 907 casos suspeitos e outros 935 já foram descartados.