No Dia do Médico do Trabalho, celebrado em 4 de outubro, a Federação Médica Brasileira (FMB) parabeniza os profissionais que lutam pelo direito de o trabalhador exercer suas atividades em um ambiente de trabalho seguro e saudável, digno e decente.
Desde 1968, a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), sociedade civil de caráter científico e profissional sem fins lucrativos, congrega e coordena a atuação conjunta de profissionais interessados na promoção da saúde dos trabalhadores. Entre seus pilares fundamentais estão a defesa da saúde do trabalhador, o aprimoramento e a divulgação científica, a defesa e a valorização profissional, além da promoção da educação continuada. A entidade organiza periodicamente eventos que discutem os principais assuntos ligados à especialidade.
Estão em atuação no Brasil, mais de 12 mil médicos do trabalho, o que coloca a especialidade como uma das mais atuantes no país de acordo com a Demografia Médica do Conselho Federal de Medicina (CFM). Deste total, mais de 2 mil médicos têm o título de especialista emitidos pela ANMAT e Associação Médica Brasileira (AMB).