Com número insuficiente de médicos, a equipe de plantonistas da Santa Casa de Porto Alegre vem enfrentando problemas para fechar a escala. O problema foi discutido durante reunião realizada na sede do Simers na noite da última quinta-feira (23). Segundo os participantes, o hospital alega estar em contenção de despesas – razão pela qual estaria adiando ou evitando a contratação de novos profissionais. Como resultado, os plantonistas ficam sobrecarregados entre rotinas e plantões.
Durante o encontro, os médicos salientaram que estão sendo obrigados pela instituição a cobrir férias de colegas. Além disso, muitos especialistas fazem plantões sozinhos, tendo de atender um grande número de demandas nas UTIs. Outro ponto discutido foi uma possível ameaça de redução salarial, o que causa estranhamento entre os médicos especialistas. Eles afirmam que o setor de Recursos Humanos da Santa Casa não esclarece as informações sobre os valores dos plantões. O Simers se prontificou a analisar os contracheques dos médicos.
Próximos passos
A entidade médica também se comprometeu em agendar reunião, em breve, com a administração da Santa Casa, para discutir essas questões.
O diretor do Simers André Gonzales informa que esses problemas provavelmente ocorrem também em outras UTIs do Complexo Santa Casa. “Vamos averiguar as informações trazidas pelos médicos e agendar uma reunião para discuti-las”, destaca ele.
Fonte: SIMERS
Foto: Divulgação/Simers