Organizado pelo Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam), a Semana do Médico do Amazonas, iniciada em 25 de outubro e que segue até o dia 29, integra diversas atividades voltada para a saúde. Entre elas, o 3º Congresso Internacional de Saúde do Interior e Fronteiras que contou com a participação do presidente da Federação Médica Brasileira (FMB), Waldir Araújo Cardoso no dia 26.
O Congresso teve como objetivo debater, levantar dados sobre o cenário da saúde pública, condições de vida e realidade principalmente do interior no Amazonas, propondo soluções.
O presidente da FMB moderou a mesa Saúde Física e Mental dos Trabalhadores da Saúde que teve como relator o presidente da União Geral dos Trabalhadores, Mardônio de Alburqueque. A médica intensivista Rita de Cássia Pinto de Melo e o médico psiquiatra e psicoterapeuta Raimundo Giffone Filho explanaram sobre o assunto.
“A Saúde mental dos médicos, em particular a Síndrome de Bournout, deve ser prioridade para os Sindicatos Médicos. Precisamos, com urgência, intervir nesta situação”, declara Waldir.