O novo hospital de Porto Alegre, que contará com um total de 208 leitos, deve começar a oferecer os primeiros serviços em novembro deste ano, conforme o prefeito Nelson Marchezan Júnior. A assinatura do contrato ocorreu na segunda-feira, 28 de agosto, pelo Hospital Espírita e pela Associação Educadora São Carlos. A instituição ficará na área do Hospital Espírita, no bairro Teresópolis, na Zona Sul.
O nome do hospital será Santa Ana, e ocupará uma área de 4 mil metros. O funcionamento pleno deve ocorrer antes do inverno de 2018, estima a prefeitura.
Dos 208 leitos, 30 serão de saúde mental, 75 de longa permanência, 20 de UTI, além de 16 leitos clínicos, 59 de retaguarda e 8 de isolamento. Também terá tomografia, ecografia e exames de imagens ambulatorial que serão oferecidos para toda rede saúde.
“Não vai ter emergência, não vai ter porta aberta. Vai receber os pacientes de pronto-atendimentos e emergências que iriram para dentro de um outro hospital, e também vai receber transferência de pacientes internados em hospitais de alta complexidade que prestam serviço para o SUS na cidade“, explica o secretário municipal de Saúde, Erno Harzheim.
O custo de R$ 4 milhões por mês par amanter a instituição será dividido com a prefeitura, que vai usar verbas do fundo nacional de saúde.