Já está em funcionamento um novo recurso que pretende reduzir o número de pacientes faltosos que agendam consultas com especialistas na Clínica Coronel Mota (CECM), no Centro de Boa Vista, em Roraima. A partir de agora os pacientes recebem mensagens de SMS informando data, horário e o nome do médico com um dia de antecedência.
A Clínica é referência no estado. Atende em média 1.000 pacientes todos os dias por meio de consultas médicas e ambulatoriais e dispõe de 36 especialidades todas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Para Ellen Aragão, diretora da Clínica, a quantidade de faltas ainda é um desafio que precisa ser superado, já que compromete o serviço a outros pacientes que precisam de atendimento. “O número de faltas na unidade chega a 40% em algumas especialidades. De cada dez consultas marcadas, em média três a quatro não acontecem porque os pacientes faltam, dificultando o planejamento da unidade”, justifica.
Ao ser alertado através da mensagem de texto, o usuário que não puder ir à consulta deve entrar em contato com o Núcleo de Atendimento ao Paciente (NAP) através do telefone 2121-7454 ou pessoalmente, no Blobo B, para que o NAP providencie o reagendamento da consulta. Dessa forma outro paciente poderá ser atendido, sem comprometer os serviços.
Em caso de falta, apesar do aviso via SMS, o paciente será obrigado a procurar novamente um Posto de Saúde para solicitar o agendamento. Quando o paciente não comunica o Núcleo de Atendimento ao Paciente ele tira a oportunidade de outra pessoa ser consultado.
Agendamentos
O interessado em se consultar na Clínica Especializada Coronel Mota deve, primeiro, ser atendido por um clínico geral da Atenção Básica (Postos de Saúde).
Em caso de necessidade a unidade de saúde vai comunicar o CECM para fazer o agendamento. Ao estabelecer uma data, a Clínica informa o Posto de Saúde que comunica o paciente.
Somente em casos de retorno os agendamentos devem ser feitos diretamente na Clínica Coronel Mota.