Em dezembro de 2016, foi eleita a nova diretoria da Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR). O médico Flávio Taniguchi, de São Paulo, foi escolhido o novo presidente.
Nos próximos meses a diretoria tem como objetivo incentivar a abertura, reativação e fortalecimento das associações estaduais e locais, divulgar direitos e deveres do médico residente e integrar os residentes do Brasil à ANMR e ao Movimento Nacional de Valorização à Residência Médica. “Pretendemos visitar as associações estaduais e locais, promover eventos acadêmicos, administrativos e festivos e oferecer estrutura logística, jurídica e nos âmbitos que forem possíveis e necessários aos residentes em parceria com as associações estaduais”, complementa. Taniguchi.
Ele adianta que vão focar inicialmente na reativação das associações nos estados com maior número de médicos residentes, como o Estado de Minas Gerais e Paraná “porque entendemos que as associações estaduais consolidadas têm competência para gerir e solucionar 80% dos residentes de sua região”.
Brasil
Sobre o cenário atual no Brasil, o Flávio Taniguchi acredita que há necessidade de avaliar os novos programas e estruturar os existentes de maneira que sejam dinâmicos, exigindo atualizações frequentes. Reforça que alguns princípios não podem ser deixados de lado como preceptoria qualificada, reconhecimento do programa pelo Ministério da Educação e pelas sociedades de especialidades, respeito à autonomia profissional e à dignidade do médico, fornecimento de condições dignas de trabalho, divulgação e atenção a direitos e deveres dos residentes, avaliação periódica dos programas de residência, promoção de um ambiente de trabalho saudável, entre outros.
“Por mais importante que sejam as necessidades de cada uma das instâncias citadas, o objetivo de formação, qualificação do residente e, sobretudo, de oferecer atendimento de qualidade à população, deve prevalecer sobre os objetivos secundários se quisermos garantir a excelência da prática médica em nosso país”, diz Taniguchi, que reforça que “a qualidade do programa de residência passa impreterivelmente por uma associação de residentes local forte, que seja capaz de planejar, executar, checar e avaliar”, encerra. яндекс
Gestão 2017 ANMR
Presidente: Flávio Taniguchi (SP)
Vice-presidente: Marcus Villander(PE)
Secretário Geral: Juracy Barbosa (DF)
2º Secretário: Euler Sauaiema (CE)
1º Tesoureiro: Douglas Barbosa (SC)
2º Tesoureiro: Luiza Weis (RS)
Comunicação: João Felipe Zanconato (RJ)