A diretoria da Federação Médica Brasileira (FMB) e representantes dos sindicatos de base participaram de reuniões deliberativas nos dia 3 e 4 de novembro, em São Paulo. Estiveram presentes representantes dos sindicatos de Alagoas, Tocantins, Pará, Paraíba, Campinas, Sorocaba, Ceará, Santa Catarina, São Paulo, Pernambuco e Acre.
Entre os pontos importantes do encontro, a entidade elaborou uma nota a Proposta de Emenda à Constituição nº 55 (PEC 55/2016), que tramita no Senado da República, e entende a necessidade de ajustes sobre os gastos públicos. O documento oficial será publicado nos próximos dias.
Atividades
Na quinta-feira (03/11) o secretário de Comunicação e Imprensa da FMB, Cyro Soncini, e a jornalista Carla Cavalheiro, apresentaram o relatório de atividades da pasta relativos a fevereiro a outubro de 2016. Carla destacou a ação referente ao Dia do Médico, em especial a mensagem gravada em vídeo pelo presidente da entidade, Waldir Araújo Gomes, que teve um alcance muito acima do esperado nas redes sociais. “Os vídeos têm sido uma grande aliado da comunicação e para o próximo ano sugerimos investir nesta mídia como forma de auxiliar na aproximação com os médicos brasileiros”, declarou a jornalista.
Cyro salientou a importância da comunicação para as entidades médicas “É necessário que todos os sindicatos tenham jornalistas para auxiliar no fortalecimento e na divulgação das atividades”, pediu.
O secretário de Assuntos Jurídicos da FMB, Casemiro Reis, relatou a contração do escritório Zilmara Alencar Consultoria e Advogados Associados para a assessoria jurídica da Federação.
O secretário de Finanças, José Erivalder Guimarães de Oliveira, apresentou a prestação de contas do ano de 2016 e as projeções financeiras para o próximo ano.
A secretária da FMB, Malu Davi confirmou que dos 23 a 25 de novembro será realizada em Brasília, a Assembleia Geral da Confederação Médica Latino-Americana e do Caribe (Confemel).
Sindicatos
Os sindicatos presentes apresentaram as ações em suas regiões e de modo comum, todos os sindicatos têm situações e entraves em andamento. “A saúde como um todo passa há alguns anos por diversos problemas e questões a serem resolvidas, e observamos nesta reunião novamente que ainda temos um longo caminho a percorrer. Identificamos, por exemplo, atrasos em pagamentos de médicos e falta de estrutura de trabalho. A boa notícia vem de Santa Catarina onde os deputados estaduais aprovaram uma PEC que aumenta os repasses constitucionais para a saúde”, destaca o presidente da FMB, Waldir Araújo Cardoso.
Assessorias
Na sexta-feira (04/11) o assessor parlamentar da FMB, Napoleão Puente de Salles, com mais de 10 anos de experiência na área, foi apresentado aos diretores. Napoleão comentou sobre alguns projetos, incluindo a PEC 55/2016, que estão em tramitação no congresso e que poderão contar com o seu acompanhamento.
No começo da tarde Adozino Magalhães de Oliveira Neto apresentou o sistema de transparência que irá auxiliar a gestão da Federação. A advogada Zilmara Alencar que comandará a assessoria jurídica da FMB, também apresentou seu trabalho aos dirigentes acompanhada do advogado André Santos.