Utilizar blogs para divulgar o trabalho e melhorar a reputação pode ser um grande diferencial para o médico. Criar conteúdo de qualidade ajuda a aumentar a confiança de possíveis pacientes em relação ao serviço. A produção de conteúdo para divulgar marcas e serviços está em ascensão e é o marketing mais adequado para o médico de acordo com Leandro Cardoso, CEO da MedConsulting.
Porém, os profissionais precisam tomar alguns cuidados pois, se o conteúdo for mal feito, o resultado pode ser o inverso do desejado. Confira dicas para escrever um bom artigo de blog:
Tenha uma estratégia
Cardoso afirma que o primeiro passo é ter uma estratégia. “O médico precisa ter claro qual o seu objetivo com o blog ou rede social, que público quer atingir, com que frequência vai produzir conteúdo, de que assuntos vai tratar e como isso vai trazer retorno”, explica.
O objetivo do blog de um consultório ou clínica é atrair pacientes. Para isso, o médico deve criar um conteúdo relacionado à especialidade, que seja informativo e útil para as pessoas. Antes de lançar o canal, o médico deve fazer um planejamento de pautas, o que irá escrever e levar em conta a sazonalidade, o que acontece em diferentes épocas do ano. “É fundamental fazer um planejamento e ter certeza que será capaz de manter o canal, sem abandoná-lo depois”, aconselha Cardoso.
Cuidado com a linguagem e edição
O médico tem que ter claro quem é seu público final. Se a ideia é conquistar novos pacientes e fidelizar os antigos, é preciso escrever em uma linguagem adequada, para leigos. Além da linguagem simples, é preciso cuidar para não escrever textos muito longos e utilizar recursos como subtítulos, destaques, listas e imagens para deixar o texto mais agradável de ler. Deve-se evitar imagens de baixa qualidade, uso do texto em caixa alta e fontes extravagantes.
Cardoso sugere que, se o profissional tem dificuldade para escrever, ele pode gravar vídeos: “muitas pessoas têm maior facilidade em falar do que escrever e vídeos funcionam muito bem em blogs e nas redes sociais, mas é fundamental que o vídeo tenha qualidade”. Outra alternativa é contratar um profissional para escrever os textos com supervisão do médico.
Priorizar a qualidade
Frequência é importante, mas Cardoso lembra que é melhor escrever pouco do que escrever textos ruins ou copiados. “Jamais copie um texto da internet. Isso não só é terrível para a reputação do médico, como piora a posição do blog no Google”.
Cuidar com as normas do CFM
O Conselho Federal de Medicina e os conselhos regionais estabeleceram uma série de normas em relação ao marketing médico. É muito importante que o médico domine essa regulamentação antes fazer um blog ou perfil em rede social. Por exemplo, é fundamental que o médico não divulgue tratamento não reconhecido pelo CFM ou Anvisa, não prometa resultados, não faça comparações e nunca diga que o seu serviço é superior ao de outros médicos.
Pense em como irá divulgar o blog
Ao criar um blog, o médico quer atingir um público e é preciso pensar em como chegará nessas pessoas. “É de praxe que os novos artigos do blog sejam compartilhados nas redes sociais e enviado por e-mail para a base de pacientes do médico”, explica Cardoso.
O médico também pode trabalhar o SEO (search engine optimization em inglês) do blog para que a página seja facilmente encontrada nas pesquisas do Google. Aumentar o ranqueamento de um blog no Google é uma ciência complexa – há profissionais especializados em aumentar a relevância de sites no Google. Porém, o médico pode tomar alguns cuidados como não misturar assuntos diferentes em um texto; criar um título chamativo, direto e curto; repetir a palavra chave algumas vezes no texto e utilizar subtítulos do tipo h1, h2 e h3.
Além disso, o médico ainda pode pagar anúncios para ganhar destaque nas redes sociais e no Google.
Fonte: Simers