O Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (Simesc), divulgou uma Carta Aberta à população de Joaçaba e Região, onde sugere diretrizes e caminhos para melhorar o funcionamento do hospital Universitário Santa Terezinha.
Veja a carta na íntegra:
Carta aberta à população de Joaçaba e Região
Mudar para corrigir os rumos
O hospital Universitário Santa Terezinha presta, há muito tempo, relevantes serviços à população de Joaçaba e região. É inquestionável o seu importante papel em assegurar uma assistência em saúde de qualidade a todos os que a ele acorrem diuturnamente. Ele faz por merecer o nosso apreço e a nossa consideração.
Este elevado status foi adquirido com o trabalho de muitos e, certamente, com a firme participação dos seus médicos – dos mais antigos aos mais novos. Com o seu conhecimento técnico e com o seu desmedido empenho, honram a categoria e são reconhecidos por isso.
Preocupados com os rumos adotados pela administração do hospital, que conseguiu implementar melhorias na área física mas que pecou no quesito relacionamento interprofissional, os médicos apresentaram à Universidade do Oeste de Santa Catarina um MANIFESTO, apontando diretrizes e sugerindo caminhos para melhorar o funcionamento desta unidade de saúde.
Ainda inquietos, neste mês de maio solicitaram audiência ao Magnífico Reitor – que a concedeu, e puderam apresentar um plano de reestruturação do modelo de ensino então vigente, com melhorias inequívocas para os alunos e professores, o que alcança positivamente toda a coletividade.
Sorte da comunidade que tem quem com ela se preocupe e quem a ela se dedique.
Nesta Carta Aberta vimos exortar as forças vivas da região de Joaçaba a lançarem um olhar cuidadoso e paternal àquela Casa, tal qual um pai vela e ora pelo seu filho. Tal qual um pai que permanece atento ao que a vida se lhe antepõe. Que as mudanças necessárias e os consequentes desdobramentos se deem com presteza mas com harmonia, necessária entre gestores e trabalhadores, peças indispensáveis para a realização de seus propósitos.
O hospital é de todos e por ele todos devem zelar.
O Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina, representante legal da categoria, reafirma a sua crença de que o Hospital Santa Terezinha saberá mudar para melhor e exorta à comunidade acadêmica e aos médicos do Corpo Clínico a darem-se as mãos para bem cumprirem esta relevante tarefa.
Os beneficiados seremos todos nós.
A saúde precisa ser prioridade em Santa Catarina
Joaçaba, maio de 2016.
Diretoria Executiva
Diretoria Regional de Joaçaba
Fonte: Simesc