Governador do Estado recebeu pauta de reivindicações dos médicos e assembleia confirmará recomposição da diretoria do Sindicato dos Médicos
O presidente da Federação Médica Brasileira (FMB), Waldir Araújo Cardoso, está em Macapá (AP), desde quinta-feira (31/03), onde participa de uma série de atividades promovidas pelo Sindicato dos Médicos do Amapá (SindmedAP). Também estão na cidade o presidente da Federação Médica do Amazonas (Femam), Wilson Machado e o representante do Sindicato dos Médicos de Rondônia, Rodrigo Almeida de Souza.
De acordo com a presidente do SindmedAP, Hélen Rosane Amoras Mello, a presença das lideranças médicas é muito importante porque reabriu um importante canal de comunicação e negociação com o governo do Estado. “Fomos recebidos pelo governador Waldez Goés depois de um ano e meio insistindo com esse encontro e num momento em que o governo passa por problemas com greves de servidores. Apresentamos a ele uma pauta de reivindicações da categoria e ele se comprometeu em avaliar o documento. Conseguimos avançar além do que esperávamos em um dia”, comenta. Esta visita contou também com a participação da vice-presidente do SindmedAP, Maria Perpétua Aragão Tenório.
Para o presidente da FMB, Waldir Cardoso, a presença da entidade nacional representativa da categoria fortalece as ações dos Sindicatos de Médicos. “Estamos em Macapá para cumprir o papel da FMB, que é apoiar os sindicatos de base em suas reivindicações. Ficamos satisfeitos com a receptividade do governador do Estado e esperançosos de bom encaminhamento das negociações daqui para a frente. Vamos continuar acompanhando as questões que envolvem os médicos do Amapá e estaremos presentes em todas as cidades onde os Sindicatos tiverem necessidades de resolver questões que envolvem a categoria médica”, declara o presidente.
Mais atividades
Na noite de quinta-feira, a Femam realizou uma assembleia extraordinária em Macapá. “Encerramos aqui um planejamento de realizar em dois anos uma assembleia em cada capital de Estado que integra a nossa Federação”, destaca o presidente da entidade representativa, Wilson Machado. “Essa agenda permitiu visitar as unidades de saúde e conversar com os médicos e avaliar a política de saúde local, as condições de remuneração e trabalho”, destaca.
Na manhã de hoje (01/04), os dirigentes sindicais participaram de reunião com a secretária municipal de Saúde de Macapá, Silvana Vedovelli. À tarde será feita uma visita de apresentação dos dirigentes nacional e regionais aos representantes do Conselho Regional de Medicina do Amapá e à noite, será realizada a assembleia que irá recompor a diretoria do SindmedAP.