Na noite do dia 16 de dezembro, em Belo Horizonte, foi lançado o Conselho Superior das Entidades Médicas de Minas Gerais (COSEMMG). A nova entidade tem como objetivo fomentar debates sobre as principais questões da saúde em Minas Gerais e é composta pela Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), Academia Mineira de Medicina (AMM), Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG) e Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (SINMED-MG).
O presidente da FMB, Fernando Luiz de Mendonça, comentou que a criação do COSEMMG é inspirada em iniciativas semelhantes já existentes em outros estados, que têm apresentado resultados muito positivos. “Os sindicatos de base da FMB têm participado com sucesso de ações conjuntas, e, por isso, apoiamos e reconhecemos a importância dessa união de forças para fortalecer a saúde e a profissão médica”, destacou.
Jordani Campos Machado, presidente do SINMED e diretor de Benefícios, Previdência Social e Aposentados da FMB, enfatizou a relevância da união das entidades médicas para buscar soluções concretas diante dos desafios enfrentados pela categoria e pela população, tanto no setor público quanto no privado. “Temos um grande trabalho pela frente. Precisamos ampliar a representatividade política da classe médica e trabalhar por uma Medicina mais inclusiva e acessível a todos”, afirmou.
O presidente da AMMG, Fábio Augusto de Castro Guerra, destacou que a união das entidades médicas servirá como elo entre as demandas dos profissionais de Medicina e as necessidades da sociedade. “Vamos discutir o que é realmente necessário para promover melhorias na saúde e no exercício da Medicina”, afirmou.
Para o presidente do CRM-MG, Ricardo Hernane Lacerda Gonçalves de Oliveira, o lançamento do COSEMMG é um momento histórico, representando a realização de um sonho que simboliza a unidade e o fortalecimento das entidades médicas.
Já o presidente da AMM, José Carlos Serufo, fez questão de lembrar os pioneiros de cada instituição, afirmando que, se estivessem presentes, estariam orgulhosos desse importante passo dado com a criação do Conselho.
Os primeiros passos do Conselho incluem a realização de reuniões estratégicas para planejar ações e definir uma atuação conjunta, reforçando o compromisso em defesa da Medicina e da promoção de uma saúde de qualidade para todos.
Fotos: Gláucia Rodrigues