Em solenidade festiva realizada em 8 de novembro, o médico Fernando Mendonça tomou posse como presidente para a 4ª gestão da Federação Médica Brasileira. Sua diretoria, formada por 24 dirigentes, seis conselheiros fiscais e três conselheiros consultivos, inicia os trabalhos em 27 de novembro. A FMB é hoje a maior entidade sindical médica do Brasil, com 30 sindicatos médicos em todas as regiões do Brasil.
“A FMB se torna não apenas a maior, mas melhor a cada dia. Agradeço à minha família, a base de tudo, no momento que assumo essa responsabilidade. Quero com os meus colegas diretores, manter nossa missão de defender, não só os médicos, mas uma medicina que seja boa para todo mundo. Tenho certeza que é possível batalhar por melhores condições para uma medicina melhor, de valorização do profissional da saúde, profissional que precisa ser valorizado, não só em condição de trabalho, como também em remuneração”, afirmou.
Fernando lembrou de quando seu sindicato de base, de Minas Gerais, iniciou o período de aproximação à FMB. “Eu não canso de repetir isso e fico emocionado e orgulhoso. Fui tão bem acolhido pelos primeiros presidentes na primeira vez que nos encontramos em Campinas (SP). Temos que continuar nessa dedicação porque nós merecemos. Merecemos condições dignas de trabalho. Merecemos remuneração e precisamos de pessoas que tenham coragem de enfrentar, governos, sejam governos A, B, partido 1, partido 2. Não é um jogo de palavras dizer que o nosso partido não deve ser o médico, eu digo mais. Nosso partido tem que ser a medicina, porque a gente acreditou numa profissão que é a mais bonita que existe”, sinalizou Fernando.
Por fim, Fernando reforçou o compromisso com a nova gestão. “Eu tenho a certeza que estamos começando um novo ciclo. Nosso objetivo é fazer com que sejamos lembrados um dia por todos. Mas não é a pessoa que será lembrada, é a instituição. A instituição medicina, a instituição Federação Médica Brasileira, a instituição sindicato, a instituição família de cada um. Muito obrigado a todos. Conto com o apoio de cada um de vocês”, conclui.