Após várias rodadas de negociações intermediadas pelo Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG), profissionais vinculados à Missão Sal da Terra (MSDT) do município de Uberlândia deliberaram em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), realizada dia 5 de agosto, por aceitar a contraproposta da gestão para o Acordo Coletivo do Trabalho (ACT) 2024/2025.
Desde a última assembleia, realizada no dia 20 de junho, três pontos da proposta de Acordo ficaram em aberto e seguiram em negociação junto aos gestores, com destaque para a equiparação do salário-base do Setor Sul ao Setor Leste. Duas das ressalvas da Assembleia anterior foram acatadas na íntegra pela gestão.
Já em relação à equiparação entre os setores, a gestão apresentou proposta de equiparação a partir de janeiro de 2025 em função das restrições do orçamento público em 2024. Além da equiparação pelo maior valor do salário base, a MSDT também manterá a tabela de premiação dos plantões diurnos para todos.
Cabe lembrar que os contatos de trabalho do Setor Leste foram sub-rogados da SPDM para a MSDT em 2023, quando houve a mudança da Organização Social responsável pela gestão do setor. Desde então, apesar de vinculados à mesma empregadora e com as mesmas atribuições, os profissionais do Setor Leste tinham remuneração diferente do Setor Sul. O tema era pauta de negociação da categoria com a gestora, na época, alcançando solução somente neste Acordo Coletivo de Trabalho.
A assembleia foi promovida Sinmed-MG e conduzida pelo diretor Jurídico Associativo, Marconi Soares de Moura e teve a participação dos assessores jurídicos da entidade, Cristiano Pedrosa e Nelson Santos.