Em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), realizada dia 2 de abril, via videoconferência, pelo Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG), médicos vinculados à Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) aceitaram a contraproposta da gestão referente à celebração de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico relativo ao Programa de Participação nos Lucros ou Resultados 2024 dos profissionais vinculados à Companhia.
A assembleia contou com a participação da diretora de Administrativa do sindicato, Walnéia de Almeida Moreira, que conduziu o encontro, e do assessor jurídico do sindicato, Cristiano Pedrosa, da Braga Lobato Sociedade de Advogados – escritório parceiro do sindicato.
ACORDO COLETIVO DE TRABALHO: ENTENDA O QUE É
O Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG) esclarece que o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) é um instrumento jurídico negocial firmado entre o sindicato dos trabalhadores e o empregador, no caso dos médicos mineiros com a intermediação do Sinmed-MG.
Para atender as especificidades do trabalho médico, o intuito das negociações é buscar melhorias e benefícios adicionais, além dos direitos já previstos na legislação trabalhista (CLT e outras leis federais).