Em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), realizada, dia 6 de dezembro, via videoconferência pelo Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG), médicos vinculados à Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH) decidiram em regime de votação por aceitar a contraproposta da gestão municipal no que diz respeito à recomposição salarial da categoria para o ano de 2024.
A proposta da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte aprovada pelos médicos propõe uma recomposição salarial de 8,04% de reajuste em 2024, sendo: 4,03% na folha de agosto, 1,82% em novembro e 2% em dezembro do mesmo ano. O reajuste precisa ser sancionado até abril de 2024, prazo legal estipulado devido ao ano eleitoral.
A assembleia dos médicos da PBH foi conduzida pelo diretor de Formação Sindical e Filiação do Sinmed-MG, André Christiano dos Santos, e pelo presidente do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais, Jordani Campos Machado. E contou com a participação do Diretor de Comunicação do sindicato, Alex Sander, e do vereador Bruno Pedralva.
Na ocasião, o presidente do Sinmed-MG, Jordani Campos Machado, destacou que a decisão dos médicos foi acertada e madura pela urgência da sanção da recomposição já no mês de abril de 2024. E parabenizou os médicos que fizeram parte de todo o movimento da categoria. “A Campanha de 2023 foi uma vitória e não temos dúvida disso”, frisou o presidente.
O diretor de Formação Sindical e Filiação do Sinmed-MG, André Christiano dos Santos, complementou dizendo que, com muitos desafios, os médicos da PBH estão conseguindo avançar em seus pleitos. Segundo ele, após o episódio recente de calor intenso nas unidades, os aparelhos de ar-condicionado estão começando a ser instalados pela gestão. Além disso, diante dos graves episódios de violência, finalmente o prefeito está direcionando guardas-municipais para as unidades de saúde. “Tivemos algumas vitórias, fruto de muita luta da categoria, sindicato e apoio dos parlamentares e Sindibel”, finaliza o diretor de Formação Sindical e Filiação do Sinmed-MG.