Para debater a carreira dos servidores estaduais de saúde e sua valorização, o presidente do Sinmed-MG, Jordani Campos Machado, o diretor de Relações de Trabalho Médico, Samuel Pires de Moraes Teixeira, e representantes de outras entidades dos servidores estaduais da saúde participaram, dia 9 de outubro, de audiência pública da Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a requerimento do deputado Lucas Lasmar (Rede).
Na ocasião, Jordani Campos Machado reforçou o posicionamento apartidário do sindicato e destacou que a carreira dos médicos precisa ser revista. Segundo o presidente, é comum termos colegas médicos, que estão em período próximo à aposentadoria, porém ainda distantes do nível máximo da carreira.
“Além disso, uma mudança na estruturação da carreira para médicos que ingressaram por concurso em 2023 posicionou esses novos profissionais mais adiante na carreira do que os antigos, ainda que tenham a mesma formação, com total falta de equidade”, pontuou o presidente do sindicato.
Na audiência, o deputado Lucas Lasmar salientou que as reivindicações de uma nova carreira que valorize os profissionais, traga ganhos salariais e reduza os tempos de promoção e progressão vêm sendo discutidas pelas entidades sindicais desde 2015 e já foram apresentadas à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e à Mesa de Negociação do Sistema Único de Saúde (SUS). Lasmar criticou o argumento de limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) que vem sendo apresentado pelo Executivo, já que concursos públicos de outras áreas estão sendo realizados.
Fonte: Sinmed-MG